Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

A repercussão do caso Lula em Pará de Minas: membros do PT, advogados e representante do Ministério Público avaliam a decisão do STF

Highslide JS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará uma entrevista coletiva às 11h, para falar da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular suas condenações relacionadas à operação Lava Jato.

A fala à imprensa acontecerá no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, considerado seu berço político. A entrevista também será transmitida simultaneamente pelo canal de Lula no YouTube. 

A anulação das condenações dele pela Justiça Federal do Paraná continua repercutindo em todo o mundo. O ministro Edson Fachin entendeu que o julgamento dos processos não era de competência da 13ª Vara Federal de Curitiba, repassando os autos para a Justiça Federal do Distrito Federal. 

Os casos julgados foram do triplex do Guarujá, sítio de Atibaia e duas ações relacionadas ao Instituto Lula. A decisão tem caráter processual, pois o ministro não analisou o mérito das condenações, ou seja, não significa que Fachin tenha inocentado o ex-presidente. 

A defesa de Lula ressaltou que a decisão do ministro do STF “está em sintonia” com tudo o que foi sustentado “há mais de cinco anos na condução dos processos”. Contudo, ela não repara os danos causados à Lula, ao Sistema de Justiça e nem ao Estado Democrático de Direito. 

Em Pará de Minas, o Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou a anulação das condenações e ressaltou que o entendimento do ministro faz justiça ao ex-presidente. Daniel Chaid, membro da legenda, conversou conosco.

A decisão de Fachin pegou muita gente de surpresa, incluindo os próprios colegas ministros do STF. Segundo jornalistas que cobrem o dia a dia do Supremo, ele não conversou com os colegas como tem costume de fazer em casos de grande repercussão.

No entanto, vários advogados não se surpreenderam com a situação, inclusive aqui na cidade. Márcio Teodoro Bechtlufft declarou ao JM que a condenação de Lula aconteceu sem princípios básicos do processo penal, motivos pelos quais ele acredita que as ações possam não prosperar. 

Fato é que a anulação das condenações de Lula na Lava Jato acirra ainda mais a disputa entre ele e o atual presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2022, já que o petista recuperou seus direitos políticos.

Essa consequência, inclusive, gerou muita polêmica nas redes sociais principalmente dos contrários ao entendimento do ministro. Foi o caso da deputada estadual de São Paulo, Janaína Paschoal, que disse que “se a decisão for mantida pelo Pleno, será difícil crer na Justiça”. 

Mas em meio a toda essa revolta, nós conversamos com o promotor de Justiça Renato Vasconcelos, do Ministério Público em Pará de Minas, que comentou o desgaste da população com as instituições.

Em respeito à lei, o promotor não entrou em detalhes no processo envolvendo o ex-presidente. 
Certo mesmo é que o caso deverá ganhar novos capítulos, já que os desdobramentos da decisão do ministro ainda estão sendo desenhados.

Fotos: Reprodução/Youtube PT e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis