O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado amanhã. Instituída pela Organização das Nações Unidades em 1995, a data relembra e homenageia as vítimas de acidentes de trânsito.
Essa data é lembrada sempre no terceiro domingo de novembro e tem como objetivo humanizar a dor das perdas de familiares e amigos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões causadas pelos sinistros de trânsito, além de promover ações de mobilização e educação para o trânsito.
Em Pará de Minas, o Departamento de Trânsito em parceria com a Guarda Civil Municipal realizará ações para melhorar a conduta ao volante e mostrar que a educação para o trânsito é uma pauta tão importante.
Serão feitas blitz educacionais, conscientizando e mostrando para os condutores, em especial os motociclistas, a importância do uso de equipamento de segurança, da revisão veicular e da direção defensiva. As atividades tem foco na prevenção e em como o motorista deve se portar e estar no trânsito.
O engenheiro de trânsito, Robson Kawanishi, reforça a importância da conscientização e das ações educativas para que as pessoas não sejam vítimas de tragédias.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é uma ferramenta importante para a elaboração de planos e programas de combate à violência no trânsito, conscientizando toda a população, especialmente os condutores, pedestres e ciclistas.
Segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em uma década, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes (em números absolutos) no trânsito. Entre os anos de 2010 e 2019, a taxa de mortalidade no trânsito cresceu 2,3% em relação aos 10 anos anteriores.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Rico_Loeb (pixabay.com)