Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Hospitais recebem protocolo clínico para prevenção e controle da varíola dos macacos

Highslide JS

Hospitais de todo o estado, público ou privados, já podem acessar um novo protocolo clínico para orientações gerais, prevenção e controle da varíola dos macacos. O documento foi produzido pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em resposta ao alerta epidemiológico emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Sua publicação também ocorre num momento chave para os hospitais mineiros, uma vez que a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde estão investigando a morte de um paciente de Uberlândia, suspeita de ter sido provocada pela varíola dos macacos. 

Segundo a Fhemig, o protocolo contém as informações necessárias à assistência segura ao paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo vírus, além de diretrizes para a celeridade da notificação, numa eventual contenção de disseminação da doença, assim como para o cadastro no SUSFácil, caso haja necessidade de internação.

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, informou que o estado está atento e se preparando para uma possível chegada do vírus. 

O protocolo de orientações gerais está disponível no site fhemig.mg.gov.br. Além da investigação da morte do paciente de Uberlândia, o Estado também analisa uma segunda notificação suspeita da doença, neste caso, sem óbito do paciente. Trata-se de um morador de Ituiutaba, também no Triângulo Mineiro. Segundo a Secretaria de Saúde, os dois cidadãos não têm históricos de deslocamentos ou viagens para o exterior e, entre os contatos próximos, ainda não há casos sintomáticos.

Foto: Governo de Minas Gerais/Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis