Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Economistas preocupados: medidas governamentais não conseguem eficácia na retomada do mercado

Highslide JS

A redução dos casos de Covid-19 no país, assim como a queda na média diária de mortes provocadas pela doença, tem ajudado vários setores a entrar no movimento de retomada da economia.

Mas para o economista Eduardo Leite, apesar dos diversos pontos positivos apresentados nesse momento de recuperação do mercado, algumas medidas governamentais têm anulando a perspectiva de melhora, assim como a desvalorização da moeda e os impactos na inflação:

A desvalorização da moeda também afeta de forma mais direta o dia a dia da população. A partir desse fator, cresce a opção das indústrias pela exportação, encarecendo os produtos no mercado interno. 

Quanto ao auxílio emergencial, criado pelo governo federal para auxiliar os desempregados e trabalhadores que perderam renda durante a pandemia da Covid-19, Eduardo Leite percebe que apesar de ser um gasto expressivo, o benefício foi necessário para evitar o colapso de milhões de famílias nesse período. 

O auxílio emergencial também colaborou com outro ponto positivo no mercado: a queda na inadimplência. Segundo o economista, o Brasil fechou o mês de setembro com o menor índice do ano:

E aproveitando a participação do especialista, nós perguntamos qual seria a orientação dele para as famílias nesse período de altos preços de produtos alimentícios.  Eduardo Leite confirmou a importância da pesquisa de preços e das substituições, sempre que possível: 

Sobre o desequilíbrio fiscal do país, Eduardo Leite teme pelos reflexos negativos em longo prazo, situação que pode dificultar a atração de investimentos para o Brasil devido à desconfiança de que o país não consiga honrar com seus compromissos financeiros nos próximos anos.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis