Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura promete solução para a iluminação de Led do bairro de Fátima

Highslide JS

A substituição das antigas lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio pela tecnologia Led têm mudado a imagem noturna de Pará de Minas. Desde o início do processo, em 2022, as principais avenidas e ruas já passaram pela mudança na iluminação pública e muitas pessoas vêm elogiando o trabalho que é realizado pela Cemig, através do programa Minas Led e pela Prefeitura. 

Mas há também quem esteja insatisfeito com a mudança, alegando que o novo sistema não tem surtido o efeito esperado, com uma iluminação que, em algumas ruas, vêm se mostrando ineficiente. É o que vem acontecendo no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde o equipamento não consegue iluminar toda a extensão das ruas que são mais largas, deixando os moradores insatisfeitos.

O assunto, inclusive, foi abordado na Câmara Municipal nesta semana, quando a vereadora Irene Melo Franco apresentou um requerimento solicitando informações da Secretaria de Gestão Pública, sobre o processo de substituição das lâmpadas e a fiscalização dos equipamentos recém instalados.

Para entender melhor o que poderia esta acontecendo, sobretudo no bairro Nossa Senhora de Fátima, que concentra o maior número de reclamações, o JM conversou com Israel Bernardes, que é o engenheiro eletricista responsável pela fiscalização do serviço de iluminação pública em Pará de Minas. 

Ele informou que a área em questão foi atendida pelo Programa Minas Led, da Cemig, que acabou instalando as novas lâmpadas nos antigos braços de sustentação dos postes. Como eles são muito baixos, reduzem a eficácia das lâmpadas. 

O engenheiro conta que a prefeitura já está ciente e vem tomando as primeiras medidas a fim de solucionar o problema, não só do bairro de Fátima, mas de todas as outras vias onde o posicionamento da lâmpada inadequado.

Israel Bernardes também aproveita a oportunidade para avaliar o processo de substituição das lâmpadas. Segundo ele, já é possível perceber uma economia considerável de energia elétrica, além da redução de gastos com manutenção e consequentemente das reclamações sobre lâmpadas queimadas, já que a nova tecnologia garante uma durabilidade maior dos equipamentos.

A expectativa da prefeitura é que todo o sistema de iluminação seja substituído para o Led. O engenheiro adianta que os recursos para este processo já foram direcionados à contratação do serviço. Ele não falou de prazos, mas admitiu que pode haver alguma demora devido às licitações necessárias à contratação das empresas e aquisição de equipamentos. 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis