Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Correria nos escritórios de contabilidade: prazo de declaração do ITR está chegando ao fim

Highslide JS

A semana deve ser de muito trabalho nos escritórios de contabilidade, devido à proximidade do fim do prazo para a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2022, que vence na sexta-feira, dia 30.

O procedimento é obrigatório para todas as pessoas físicas e jurídicas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural. Os contribuintes devem apresentar as informações da propriedade rural através do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal.

A expectativa do Fisco é de receber até 5,9 milhões de declarações até o final do prazo e pelo último levantamento mais de 4,5 milhões de contribuintes já fizeram a declaração. Portanto, cerca de um milhão de pessoas ainda devem fazer o procedimento nesses próximos dias.

Com a experiência dos anos anteriores a contadora Bruna Mara de Oliveira, da Contec Contabilidade, diz que a partir de hoje a movimentação nos escritórios vai crescer. E ela chama atenção para alguns cuidados que os contribuintes devem ter para agilizar a declaração e não correr risco de pagar multa. 

Quem não apresentar a declaração até sexta-feira, estará sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso. Sobre o fim do prazo, Bruna Mara faz outro alerta aos contribuintes: na próxima sexta também será dia de vencimento da guia do imposto.

Entre os estados brasileiros, Minas Gerais é o segundo com maior número de declarações realizadas até o momento, com mais de 731 mil. Em primeiro está a Bahia, com quase um milhão. 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis