Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Certeza da impunidade deixa os criminosos mais ousados: delegado avalia a realidade

Highslide JS

A Polícia Militar de Minas Gerais continua atuando na captura dos detentos que estão foragidos da Justiça após serem contemplados com o benefício da saída temporária de Natal e Ano Novo e não retornarem para as unidades prisionais.

Até ontem, segundo informações da PM mineira, 77 dos 118 detentos beneficiados já tinham sido recapturados. A operação “Escudo” visa recolocar atrás das grades todos os que descumpriram a ordem de retorno.

A saída temporária, popularmente chamada de saidinha, é um benefício concedido por lei, aplicado pela Justiça a um determinado perfil de preso, e consiste em 35 dias divididos em cinco saídas de sete dias, ao longo do ano, em datas consideradas favoráveis à ressocialização.

O assunto ganhou repercussão neste ano por causa do assassinato sargento Roger Dias da Cunha, de 29 anos, que foi baleado na cabeça, à queima-roupa, por um detento que não retornou depois do Natal. O caso gerou muita tristeza e revolta na população, sobretudo para quem atua no meio policial. 

O delegado da Polícia Civil em Pará de Minas, Carlos Henrique Gomes Bueno, também lamentou a perda do servidor das forças de segurança e disse que está na hora de as autoridades políticas avaliarem mudanças na legislação penal. Na opinião dele, o infrator tem a certeza da impunidade. 

Dados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais mostram que 4.158 detentos mineiros receberam na Justiça o direito de deixar a unidade prisional. 
Nós solicitamos informações ao TJ sobre a quantidade de detentos da Penitenciária Pio Canedo que foram contemplados com o benefício, e se algum não retornou para a unidade. O órgão não retornou.

Nós também pedimos informações à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública e, em nota, a pasta informou que o número de presos beneficiados deve ser apurado junto à Justiça. Já a quantidade de não retornos, a secretaria informou que terá acesso somente a partir da segunda quinzena de janeiro, após o prazo dado aos beneficiados do ano novo e da consolidação dos dados pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen).

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis