Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Índice Firjam coloca Pará de Minas entre as dez cidades mais desenvolvidas de Minas

Highslide JS

Pará de Minas conquistou um lugar de destaque no cenário mineiro, ao figurar entre os dez municípios com melhor desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. 

A cidade ficou na terceira colocação no ranking estadual do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

O terceiro lugar se deu pela pontuação de 0.8287, atrás apenas de Poços de Caldas, com 0.8457 e de Alfenas, com 0.8300. Esses percentuais são classificados como cidade de alto desenvolvimento.

O Índice Firjan avalia três pilares essenciais: educação, saúde e geração de emprego e renda. Segundo os avaliadores, o bom desempenho de Pará de Minas é reflexo direto do equilíbrio entre esses indicadores, evidenciando a constante evolução da cidade nos últimos anos. 

No ranking dos dez mais, Uberlândia aparece em 4º lugar, Santa Rita do Sapucaí ficou com o 5º lugar, Pouso Alegre apareceu na 6ª posição, Ipatinga na 7ª colocação, Formiga na 8ª, Divinópolis no nono lugar e Patos de Minas, como 10º colocado.

O índice Firjam foi apurado através de dados oficiais referentes ao ano de 2023, analisando 5.550 municípios brasileiros, que correspondem a 99,96% da população.

O estudo foi criado em 2008 e, desde então, vem passando por grandes atualizações em sua metodologia. O estado de Minas Gerais teve um desempenho acima da média nacional, com 61% dos municípios classificados com desenvolvimento moderado ou alto, o que representa 84% da população mineira.

No quesito Saúde, os dez municípios mineiros que mais se destacaram apresentaram bons percentuais de gestantes que realizam consultas pré-natais, número de internações por condições sensíveis à atenção básica e quantidade de médicos disponíveis para cada mil habitantes, dentre outros itens avaliados.

Já no quesito Educação, Pará de Minas e as outras cidades do ranking das 10 melhores de Minas, se destacaram pela oferta e a qualidade da educação básica oferecida nas escolas públicas e privadas nos últimos anos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A adequação da formação dos professores, a oferta de educação em tempo integral, além do desempenho dos alunos foram variáveis consideradas neste indicador, além de outros itens.

Já em relação ao desenvolvimento econômico, o Índice Firjan apresentou um cenário contrastante, com apenas 20,3% das cidades com alto nível nessa dimensão. Na grande maioria, falta mão de obra especializada e diversidade de atividades profissionais. Nesse quesito, apenas 10,6% dos municípios têm alta performance.

Foto: Arquivos Rádio Santa Cruz




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis