Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Volta às aulas presenciais: incertezas e greves sanitárias atormentam os pais

Highslide JS

Com o encerramento do recesso escolar e quase um ano e meio sem o funcionamento presencial das escolas, a rede municipal de Ensino inicia hoje o movimento de volta às aulas, que seguirá o modelo híbrido: parte presencial, parte remota. 

Assim como na rede estadual, em Pará de Minas a semana será dedicada ao acolhimento dos profissionais da educação e também aos pais dos alunos. Eles participarão de reuniões e palestras sobre o funcionamento das escolas dentro dos protocolos sanitários, impostos pela pandemia. 

Os estudantes só voltam a frequentar as aulas na semana que vem, mesmo assim de forma gradativa, como explica a secretária municipal de Educação, Marluce Pinto Coelho.

A secretária reforça que somente comparecerão às aulas presenciais alunos cujos pais autorizarem o retorno. Marluce entende preocupação das famílias que ainda não se sentem seguras em liberar os filhos para o ensino presencial, mas acredita que, aos poucos, a confiança e a segurança serão fortalecidas. 

A expectativa é que menos da metade dos alunos que estavam matriculados antes da pandemia nas escolas municipais retornem aos estabelecimentos de ensino, pelo menos por enquanto. 
Dos 9.500 alunos que frequentavam as aulas até março de 2020, cerca de 4.000 deverá retornar agora. Para atender este público, os 800 profissionais da educação municipal já foram convocados para o trabalho. 

Quanto à greve sanitária, anunciada dias atrás para impedir o retorno dos professores para o ambiente presencial, Marluce não confirmou a adesão dos servidores, dizendo que acredita que todos retornarão às suas funções. Na rede estadual a expectativa é que esta semana também seja de preparativos para a recepção dos alunos, que só devem começar a aparecer na sala de aula a partir da próxima segunda-feira. 

Na rede privada a movimentação pelo retorno presencial também já começou. Reuniões e encontros pedagógicos já estão acontecendo. Em algumas escolas as aulas, no sistema hibrido, já começam a ser ministradas. O Colégio Sagrado Coração de Maria, por exemplo, retomou as atividades ontem mesmo, com a educação infantil. Mas os preparativos foram longos. De acordo com a diretora Tânia Aparecida Ferreira Hanke, desde março a escola já vem sendo adaptada. 

Ao longo da semana os professores também passam por treinamento para conseguir ministrar as aulas em sala, com transmissão ao vivo para os estudantes que optarem pelo ensino à distância. Segundo Tânia na próxima semana já haverá o retorno de algumas turmas do Ensino Fundamental e Médio. As demais serão convocadas gradualmente, até o dia 30 de agosto. 

Vale lembrar que cada escola tem seguido um cronograma específico, por isso a orientação é que os pais entrem em contato com o estabelecimento de ensino para saber o modelo adotado por cada um deles, assim como as datas e horários de retorno e as novas regras de segurança. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis