Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura estuda alternativa de prorrogar também a segunda parcela do IPTU

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Gestão Fazendária está estudando novas alternativas para ajudar os contribuintes no pagamento da segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que vence nos dias 9 e 10 de maio.

Diante da crise provocada pela pandemia de Covid-19, que está tendo forte impacto na saúde financeira das famílias, a pasta estuda formas de ajudar os cidadãos e ao mesmo tempo garantir a entrada dos recursos no caixa municipal, evitando alta na inadimplência.

Através de um decreto publicado no início do mês, a prefeitura prorrogou a data de vencimento da primeira parcela ou parcela única para os dias 29 e 30 de abril. Mas aí veio a pergunta dos contribuintes:

Como será possível quitar a primeira e segunda parcelas num intervalo tão curto? O secretário José Leonardo Martins Pinto reconhece a situação e garante que estudos estão sendo feitos para que os contribuintes não sejam prejudicados.

Apesar dos esforços na busca de uma solução, José Leonardo já admite que a taxa de inadimplência do IPTU deverá ser maior neste ano:

A taxa de inadimplência do IPTU nos últimos anos foi considerada baixa, numa média de 14%. Agora em 2020 o reajuste médio do IPTU chegou a 18%, variando de acordo com a valorização dos imóveis. 
A primeira parcela vencerá em 29 de abril para os contribuintes cujos nomes se iniciam pelas letras de A a J.

E no dia 30, a guia vence para nomes iniciados pelas letras de K a Z. Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 10%. Além do IPTU, o pagamento do ISSQN/2020 e da Taxa de Fiscalização da Localização e Funcionamento das empresas foi adiado, seguindo a mesma metodologia. Guias com nomes de A a J pagarão no dia 29 e as demais letras em 30 de abril.

Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis