Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sindicato alerta comerciantes sobre pagamento de comissões e outros benefícios

Highslide JS

A movimentação do comércio na semana do Dia das Mães animou parte dos lojistas. Alguns segmentos realmente registraram boas vendas, apontando para uma possível retomada dos negócios.

No entanto, com o passar dos dias as vendas tiveram nova retração, refletindo o baixo poder de compra dos consumidores. Esse fraco desempenho do varejo vem sendo observado desde 2019 pelo Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas.

Os desafios dos lojistas têm sido tão grandes que o presidente da entidade, Fausto Abreu, vem enfrentando dificuldades para contabilizar a criação de vagas no comércio. Ele ressalta, no entanto, que ainda assim tem percebido alguns setores oferecendo oportunidades de emprego na cidade:

Segundo Fausto, o maior número de vagas surge mesmo é na rede supermercadista, onde geralmente os jovens têm a primeira oportunidade de trabalho. Mas o salário baixo e as exigências de carga horária, com trabalho aos domingos e feriados, leva boa parte deste público a desistir dos contratos, após o período de experiência. A alta rotatividade é o que provoca a constante disponibilidade de vagas no setor. 

Fausto ainda chama atenção para uma situação preocupante encontrada em alguns estabelecimentos comerciais. Na tentativa de incentivar os funcionários, muitos empresários oferecem comissões e benefícios que não são registrados na folha de pagamento.  A prática oferece perigo em longo prazo:

O sindicalista orienta os trabalhadores que se interessam por vagas mais atraentes, que se dediquem à formação e qualificação profissional. Só assim terão mais condições de ocupar cargos e carreiras valorizadas no mercado. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis