Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretaria de Saúde admite que não haverá vacina anti-covid para todos

Highslide JS

A chegada de mais de 315 mil doses da vacina Sinovac/Butantan a Minas Gerais aumentou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde em receber nova remessa do imunizante nesta semana.

Até o momento, Pará de Minas recebeu 2.448 doses em dois lotes, quantidade suficiente para vacinar 1.234 pessoas, já que o processo exige duas aplicações para cada cidadão. 

Embora a imunização esteja acontecendo a passos lentos a boa notícia é que as pessoas vacinadas na primeira etapa da campanha, que começou semanas atrás, já receberam a segunda dose. Isso inclui os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.

A informação é do secretário de Saúde, Wagner Magesty, que tem acompanhado de perto o procedimento a fim de garantir que o protocolo do Ministério da Saúde seja cumprido à risca: 

Pará de Minas aguarda agora a sinalização do Ministério da Saúde quanto ao Dia D de vacinação. Segundo Magesty, a secretaria já está preparada para isso. O destaque pode ser um trabalho especial voltado para a população idosa.

A chegada da vacina anti covid era a grande esperança dos brasileiros para voltar ao velho normal, mas pelo protocolo do Ministério da Saúde nem todas as pessoas serão imunizadas. Em Pará de Minas, por exemplo, menos da metade da população receberá as doses.

E diante do descompasso da necessidade e a disponibilidade das vacinas, a obediência às ações preventivas torna-se ainda maior. O alerta está voltado principalmente para o uso constante das máscaras faciais. Elas continuarão indispensáveis para evitar a propagação do novo coronavírus. Segundo os infectologistas, ao menos pelos próximos três anos será preciso fazer uso desse tipo de proteção.

Esse prazo pode até diminuir, no momento em que a pandemia estiver controlada no mundo todo. E não é só usar máscara, mas usar o acessório correto, que realmente seja capaz de proteger. De maneira geral, as de algodão, que são usadas pela maioria dos brasileiros, oferecem boa cobertura, eliminando de 70% a 90% das gotículas expelidas pela fala.

Uma nova pesquisa sobre o assunto mostra que se todos usassem máscaras, até 99% das pessoas estariam protegidas porque metade das infecções vem de quem não apresenta sintomas e muitas vezes não sabe que está infectado. Dessa forma, elas espalham o vírus sem saber, quando tossem, espirram ou simplesmente quando falam.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação e Rafael Cesar/Rádio Stilo FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis