Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desafio para os pais com crianças em casa: é preciso desenvolver a linguagem com elas para que a pandemia não prejudique o desenvolvimento

Highslide JS

Pais e especialistas em educação continuam preocupados com os impactos da pandemia de Covid-19 na vida das crianças. 
Quem está em processo de crescimento, não apenas físico, mas também intelectual, pode assimilar o isolamento social de diferentes maneiras e é preciso que sejam acompanhados constantemente para que esse momento sirva de aprendizado e não como um período puramente negativo. 

Sem poder frequentar o ambiente escolar, as crianças perderam o contato com os colegas e essa falta de interação é significativa para elas. Conversar, brincar, rir e divertir é um processo de socialização que reforça os laços de amizade e ajuda a formar a personalidade dos pequenos cidadãos. 

Além disso, pode-se destacar ainda os aspectos da linguagem que é a habilidade de compreender e criar conceitos mentais de tudo que é aprendido. O fato da criança não estar inserida em um contexto que favoreça o desenvolvimento da linguagem, como na escola por exemplo, pode influenciar de forma negativa.

Segundo a fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Brochado, é fundamental que os pais façam sua parte nesse momento, por isso ela dá dicas de como se comunicar com os filhos, a fim de estimular a linguagem verbal e a fala deles.

Se você notar alguma dificuldade no desenvolvimento da fala de seu filho, o ideal é que procure um fonoaudiólogo para tratar do problema. Por se tratar de crianças, a abordagem deve ser diferente, respeitando a idade. Os terão que ser pacientes, pois essa situação não se resolve de um dia para o outro.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis