Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Donos de postos preocupados com o risco de desabastecimento do diesel

Highslide JS

O anúncio do Minaspetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais), de risco de desabastecimento de diesel nos próximos dias, deixou muita gente preocupada. O combustível é fundamental para os veículos de grande porte e uma eventual falta geraria consequências graves na engrenagem econômica regional e municipal. 

O Jornal da Manhã apurou junto a postos de combustíveis de Pará de Minas, com e sem bandeira, a possibilidade de falta anunciada pelo sindicato, e constatou que, por enquanto, o abastecimento do diesel segue regular, sem qualquer problema na oferta. Postos das bandeiras Shell, Petrobras e Ipiranga – consideradas as três principais do mercado local – informaram estar com o estoque abastecido. Inclusive, alguns estabelecimentos receberam ontem cargas de até 10 mil litros de diesel.

Mas isso não quer dizer que a cidade esteja livre do desabastecimento. Segundo foi informado à nossa reportagem, se houver a redução da oferta por parte das distribuidoras, o que ainda não foi comunicado aos postos, todo o mercado sofrerá consequências. Ao alertar para o risco de desabastecimento de diesel, o Minaspetro disse que recebeu informações de revendedores de que as distribuidoras estão cortando pedidos de diesel, principalmente o S10 e S500.

Ainda de acordo com o sindicato, há uma defasagem do preço interno do combustível em comparação ao mercado internacional, e isso se deve ao fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI), que foi adotado pela Petrobras desde 2016.

A entidade alega que os distribuidores possivelmente estão cortando pedidos de importação do combustível, porque o preço fora do Brasil está mais alto do que no mercado interno, após o fim da política PPI. Com a demanda mais alta do que a oferta, os postos poderiam ficar sem diesel nas bombas.

A defasagem citada pelo sindicato é reforçada pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Em um relatório, a entidade informou que a defasagem do diesel entre o preço praticado no Brasil e o mercado externo é de 22%. 

Foto Ilustrativa: Renato Fernandes Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis