Que o número de motociclistas vem aumentando no Brasil, todo mundo já percebeu. Mas o que preocupa mesmo as autoridades de segurança é a quantidade de condutores que têm circulado sem a habilitação necessária.
Um levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra que mais da metade dos proprietários de motocicletas no país não têm CNH e isso representa 17 milhões e meio de condutores irregulares.
A principal justificativa é a falta de dinheiro para custeio das aulas, além das taxas que são exigidas nos exames. Outro motivo apontado pela pesquisa é que no Brasil é possível comprar uma motocicleta sem a necessidade de habilitação. Até mesmo menores de 18 anos podem adquirir os veículos.
E diante desse novo levantamento, muitas pessoas têm perguntado como Pará de Minas aparece nesse cenário. Afinal, o número de condutores inabilitados está aumentando por aqui também?
Boa notícia! Por aqui a consciência melhorou bastante, segundo análise dos especialistas. O Jornal da Manhã conversou sobre o assunto com Bárbara Guebls, da autoescola Paraense.
E ela confirmou que a procura cresceu bastante, em todas as empresas da cidade. Os condutores chegaram à conclusão que andar em sintonia com a lei é melhor do que enfrentar problemas, inclusive judiciais:
Ainda segundo Bárbara, tão importante quanto à habilitação em si, é o conjunto de informações que os condutores recebem para dirigir com segurança.