Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

INSS anuncia novidade na liberação de benefícios por incapacidade temporária

Highslide JS

Já está funcionando o novo sistema da Previdência Social para concessão de benefício por meio de análise documental. Com a novidade, a liberação do Benefício por Incapacidade Temporária, antes conhecido como Auxílio-Doença, não depende mais da realização de perícia médica. 

Antes da mudança, o trabalhador precisava apresentar um atestado médico, entrar em contato com o INSS e agendar uma perícia. Acontece que a falta de profissionais no instituto vem provocando o crescimento da fila de espera pelos procedimentos, atrasando de 90 a 120 dias para a liberação do benefício.

Com isso, o trabalhador doente, sem poder trabalhar, ficava sem receber o benefício. Mas agora, com a criação do novo sistema, chamado de Atestmed, o processo fica mais rápido e prático.

Falando da novidade ao Jornal da Manhã, o advogado Márcio Campos, especialista em direito previdenciário esclareceu que agora  o próprio segurado é quem irá enviar a documentação de forma on-line. 

Com o novo sistema, o prazo para análise dos documentos e liberação do benefício cai para até 30 dias. 
Doutor Márcio Campos lembra que a análise documental só vale para a solicitação do benefício. Para o caso de quem precisar de mais tempo de afastamento, superando o limite de 180 dias, o pedido de prorrogação vai exigir perícia médica, que deverá ser agendada junto ao INSS.

O especialista lembra que o novo sistema é on-line, por isso, quem não tiver habilidade para lidar com a tecnologia, deve pedir ajuda de um parente, amigo, ou mesmo de um advogado. 

O advogado Márcio Campos entende que a criação do Atestmed representa um avanço, garantindo mais praticidade no processo de liberação de benefícios. 
Além disso a ferramenta deverá garantir maior acesso à previdência, sobretudo, àquelas pessoas que vivem em cidades onde não existem agências do INSS, ou que as agências que contam com realização de perícias.

Foto: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis