Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Chegaram as campanhas contra a pólio e de multivacinação

Highslide JS

Lançada com o objetivo de recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação chega com força total.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estão disponíveis para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes. A vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças menores de 5 anos. Por sua vez, a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

Em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que para hoje a vacina contra a polio estará disponível nas UBSs dos bairros JK, Providência, Santos Dumont (parte baixa), Walter Martins, Nossa Senhora da Piedade e no AME. O funcionamento dessas unidades vai até às 15h30.

A partir de amanhã, com a previsão de chegada de mais doses, o imunizante será ofertado em todas as outras unidades de saúde, sempre das 7h30 às 15h30. Com relação à multivacinação, a responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, Érica Regina da Silva, explica que as doses já estão disponíveis em todas as UBS’s. 

Vale lembrar que todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda segundo Érica Regina, o Dia D de vacinação está marcado para o próximo dia 20 de agosto, um sábado, quando as unidades ficarão abertas das 8h às 16h.

A campanha é mais um apelo das autoridades de saúde para que os pais levem seus filhos para completarem o cartão de vacina. Em Minas Gerais, a preocupação é maior com a poliomielite, cujos indicadores de proteção das crianças estão caindo a ponto de médicos temerem o retorno da doença, que está erradicada do Brasil desde 1989.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, nos últimos oito anos, o ciclo vacinal das crianças não foi alcançado, sendo que os números de 2021 foram os piores dos últimos 10 anos. No ano passado, apenas 75% completaram o primeiro ciclo de vacinação e 67% o segundo. A meta do Ministério da Saúde é de imunizar 95% do público-alvo.

Infelizmente, Pará de Minas não foge desse cenário. Segundo dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2021, a cidade registrou 73,9% de cobertura vacinal e, neste ano, até o mês de maio, houve 70% de imunização no público alvo.  A Campanha Nacional de Vacinação terá duração até 9 de setembro.

Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis