Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretaria de Saúde admite possibilidade de chegada da variante ômicron a Pará de Minas

Highslide JS

“Ela ainda não chegou, mas vai chegar”. Com essa declaração, o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, pediu a população paraminense para não baixar a guarda quanto às medidas preventivas a fim de evitar a disseminação da variante ômicron em Pará de Minas.

A afirmação foi feita horas depois que a prefeitura de Itaúna confirmou os três primeiros casos da nova cepa na vizinha cidade. Conforme divulgado pelo Jornal da Manhã, três pacientes do sexo feminino foram infectadas, mas passam bem, sem a necessidade internação hospitalar.

Segundo Wagner Magesty, a ômicron tem se mostrado mais transmissível que as demais variantes, o que abre a possibilidade de que ela chegue a Pará de Minas a qualquer momento, sobretudo após a detecção de casos em Itaúna.

No entanto, o secretário de Saúde disse que não é momento para pânico, mas sim de conscientização sobre a importância de manter as medidas preventivas à disseminação do vírus. 

O secretário de Saúde também fez um apelo para que a população continue buscando as unidades de saúde para completar o esquema vacinal ou tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19. 
Magesty ainda comentou sobre o surto de gripe na cidade, condição que inviabiliza a vacinação do indivíduo infectado pelo vírus da influenza. 

Ainda sobre a variante ômicron, a Secretaria Estadual de Saúde reconheceu os três casos de Itaúna e ainda divulgou outras cidades que também tiveram registros positivos para a mutação. 
Com 85 casos, Belo Horizonte lidera a lista dos municípios mineiros onde foram notificados pacientes com a ômicron. Na lista também aparecem as cidades de Extrema, Betim, Lagoa Santa, Lavras, Contagem, Passa Quatro, Três Pontas, Varginha, Campos Gerais, Passos, Maria da Fé e Sete Lagoas.

Ainda de acordo com a secretaria, entre os casos positivos do estado, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com caso confirmado da nova variante ou algum viajante que tenha chegado do exterior. Portanto, diante das investigações realizadas, número de confirmações e distribuição dos casos pelo território, a secretaria afirmou que já existe transmissão comunitária da variante em território mineiro.

Até o momento, foram identificados 130 casos e 14 estão sob investigação. 
Felizmente, nenhum paciente precisou de internação hospitalar, permanecendo apenas em isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis