Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeito Elias Diniz comenta ataque de animais de rua aos trabalhadores

Highslide JS

Um dia após dois trabalhadores terem sido atacados por cães na rotatória da rua Porciúncula, no bairro São Francisco, conforme matéria divulgada pelo Jornal da Manhã, o prefeito Elias Diniz se manifestou a respeito da presença dos animais nas ruas de Pará de Minas.

Ele lamentou o ocorrido e disse que o Município está seguindo as diretrizes legais de controle populacional dos cães e gatos, mas os resultados serão sentidos a médio e longo prazo.

A estimativa é que a cidade tenha cerca de 20 mil animais, entre cães e gatos. Segundo o prefeito, a preconização do Ministério da Saúde é que o índice seja de 8% da população de habitantes, portanto, quase 8 mil pets.

A principal aposta para frear a reprodução é a castração e chipagem, que começou a ser realizada em 2019 após a prefeitura assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), representantes da sociedade civil e órgãos de defesa do meio ambiente.

Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, o município não recolhe e nem abriga os cães no Centro de Controle de Zoonoses. Os animais que são levados ao serviço recebem o devido tratamento de saúde – caso necessário – sendo castrados, chipados e devolvidos ao mesmo local em que foram recolhidos.

Na missão de controlar a população de cães e gatos, evitando ocorrências como aconteceu no bairro São Francisco, o prefeito pede ajuda da sociedade na adoção responsável.

Embora o serviço público não abrigue os animais, diversas ONG’s e outros protetores fazem o recolhimento de cães e gatos abandonados nas ruas para doação. Basta procurar um desses projetos voluntários e ajudar na adoção responsável de um pet. 
Quem quiser informações sobre a castração de animais no CCZ pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 37/ 3231-7817. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Arquivo Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis