Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Paciente cai da maca no hospital e a família quer justiça: episódio levanta polêmica

Highslide JS

Terminou em acidente a transferência de uma paciente do Hospital Padre Libério para a ala covid do Hospital Nossa Senhora da Conceição. O fato aconteceu no final de abril, mas somente agora veio a público. Familiares da vítima, uma idosa de 85 anos, denunciam a queda da maca onde ela estava deitada.

O acidente aconteceu em um dos corredores do hospital. 
A técnica de enfermagem responsável pelo encaminhamento dela ao leito foi alertada pelo porteiro que a borracha de oxigênio da maca tinha enroscado, travando a roda. Quando a profissional deu a volta para resolver o problema a maca virou e a idosa caiu.

Imediatamente ela foi encaminhada para o setor de tomografia e o exame mostrou que nada de anormal foi constatado. 
Em seguida, a paciente foi internada na ala covid e veio a falecer três dias depois. No atestado de óbito, o médico informou que a morte foi decorrente da infecção pelo coronavírus.

Além da dor pela perda, a família da idosa está revoltada com o fato de só ter tomado conhecimento do acidente quase duas horas depois. A primeira a receber a informação foi Maria Luzia da Silva, que é enfermeira no próprio hospital, e ela correu em direção à mãe:

Segundo Luzia, as informações chegadas à família são de que a profissional responsável pelo transporte da paciente foi relapsa no trajeto:

Luzia disse que a luta da família agora é por justiça:   

A direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição também soube do episódio muito tempo depois e imediatamente procurou se certificar se a paciente estaria recebendo toda a assistência necessária. 
No dia seguinte a instituição abriu as investigações e comprovou, através das filmagens internas, que o acidente envolveu uma profissional que, naquele momento, trabalhava para o Hospital Padre Libério.

Ela se encarregou da transferência porque o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) determina, através da Resolução 376/2011, que os pacientes “via transferência” precisam ser conduzidos até o leito. Segundo a gestora hospitalar Claudine Carvalho, as imagens mostram que a queda aconteceu a uma altura de 80 centímetros e foi amortecida pelo corpo da profissional. Ela lamentou o episódio:

Claudine informou ainda que o acidente trouxe reflexões sobre a necessidade de maior capacitação profissional na saúde:     

O Hospital Nossa Senhora da Conceição vai ceder as imagens para os familiares da vítima, tão logo receba a solicitação formal. A Secretaria de Saúde, para quem a técnica de enfermagem trabalhava naquele dia, também está investigando a situação e vai se pronunciar depois. 
A família da idosa recorreu à Comissão de Saúde da Câmara Municipal, pedindo apoio dos vereadores para elucidação dos fatos.

Foto Ilustrativa: 166222/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis