Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Manutenção veicular ficou mais cara, mas os motoristas não abrem mão da revisão

Highslide JS

Tradicionalmente janeiro é o período em que muitas famílias recarregam as energias com as viagens de férias. Mas antes do descanso é preciso cuidar da segurança das pessoas e ela começa na manutenção preventiva dos veículos.

Pode parecer assunto repetitivo, mas os índices e as consequências dos acidentes em rodovias nos últimos anos mostram o relapso de muita gente.

Dados da Polícia Rodoviária Federal, compilados entre 2017 e 2019, apontam para mais de 45 mil mortes no trânsito nas estradas brasileiras. Do total, mais de 12 mil ocorrências tiveram como causa defeitos mecânicos que poderiam ser evitáveis. 

Segundo especialistas, a falta de manutenção associada ao envelhecimento da frota coloca os condutores em risco. Entre os componentes mais importantes a serem avaliados antes da viagem estão os pneus.

Por ser um item de segurança, eles devem ser vistos como prioridade na hora da manutenção, mesmo para quem não vai viajar nesta época. O alerta vem de Breno Henrique Alves Garcia, gerente da loja Gominha Pneus em Pará de Minas:

Breno também chama atenção para o rodízio de pneus. É uma cultura ainda pouco difundida por aqui.

Já o mecânico Geovane Ricardo Santos Pereira alerta que, além dos pneus e suspensão, outros componentes devem ser verificados antes da viagem, com destaque para os sistemas de freio e motor.

E quem ainda vai fazer a revisão do veículo pode ir preparando o bolso, pois as peças e demais acessórios tiveram reajuste em decorrência dos efeitos da pandemiano setor automotivo. 
Até o mês de novembro, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, os preços dos itens relacionados à manutenção dos veículos subiram quase o dobro da inflação geral dos 12 meses anteriores, chegando a 12% no período.

A indústria automotiva teve problemas ao longo de 2021, com a escassez de matéria-prima para fabricação de chapas, peças e acessórios, o que encareceu o processo de produção.

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis