Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Uma centena de trabalhadores pediu demissão na Santanense: retomada das atividades vai forçar contratações

Highslide JS

Mantendo o posicionamento de costume, que é o silêncio, a direção da Santanense não fez qualquer manifestação pública a respeito do mega investimento da Shein no Brasil.

Conforme o Jornal da Manhã informou, dias atrás, a gigante asiática do comércio eletrônico anunciou investimentos de R$750 milhões no Brasil nos próximos anos, através de parceiras com milhares de fabricantes do setor têxtil.

O primeiro passo foi dado, com o anúncio de que a Shein já fechou parceria com duas companhias de tecidos de Minas Gerais – a Coteminas e a Santanense, que tem filial aqui em Pará de Minas.

A direção da Santanense ainda não oficializou publicamente a parceria, mas o Jornal da Manhã apurou, através de fontes próximas, que a empresa está programando a retomada da produção para o mês de junho. A reativação dos teares deverá acontecer simultaneamente em Pará de Minas e Itaúna.

O Jornal da Manhã também apurou, junto às mesmas fontes, que provavelmente a Santanense terá de fazer novas contratações em Pará de Minas devido ao quadro incompleto.

É que nos últimos dois meses, mais de uma centena de trabalhadores pediu demissão devido à insatisfação com os atrasos nos salários e nos benefícios. Todos eles conseguiram emprego imediato em outras indústrias da cidade, entre elas Granvita, Lev termoplásticos e a Itambé.

Atualmente, a empresa está com 270 funcionários na cidade. Primeiro, eles foram colocados em férias coletivas e agora estão em período de licença remunerada. 

Aos poucos os salários estão sendo colocados em dia, mas a empresa ainda deve 3 meses de vale-alimentação, 100 litros de leite para cada funcionário, devido aos atrasos no repasse do benefício, e ainda a atualização do FGTS, que há um ano não vem sendo depositado.

Apesar desta situação, os trabalhadores deixaram de lado o desânimo, entusiasmados com a perspectiva de crescimento da empresa graças à parceria com a gigante asiática.

O parque fabril da Santanense em Pará de Minas tem capacidade para 400 funcionários. As expectativas são animadoras, inclusive para a economia do município como declarou o prefeito Elias Diniz:

Em comunicado ao mercado, a Shein afirmou que pretende tornar o Brasil um polo mais moderno de produção têxtil e de exportação para a América Latina. Até o final de 2026, cerca de 85% de suas vendas deverão ser locais, o que deve gerar a criação de 100 mil postos de trabalho no Brasil.

Fotos: Aleff/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução Luís Paulino/Jornal Diário






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis