Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Custo de vida inibe o desempenho das lojas especializadas em produtos para pet

Highslide JS

Na esteira da inflação, as rações para pets também estão pressionando o orçamento dos tutores. Segundo o IPCA, indicador que mede a inflação oficial no país, nos últimos doze meses os preços desses produtos tiveram alta superior a 20%.

Esse é mais um mercado que sofre com o efeito cascata das consecutivas altas desde 2021, intensificada com a guerra entre Ucrânia e Rússia, de onde são importadas algumas matérias-primas para a produção das rações.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), no ano passado o setor teve um aumento médio de 70% nos insumos e repassou cerca de 27% da alta aos consumidores. 

Havia uma expectativa de melhora no cenário para 2022, em virtude da redução de casos de covid-19 e do aumento das flexibilizações das atividades econômicas, mas as condições continuam dificultando a queda de preço.

Segundo o empresário Caio Márcio, proprietário de uma loja de rações no centro de Pará de Minas, com o aumento dos preços foi inevitável a queda nas vendas. Segundo ele, os consumidores estão mais seletivos quanto às marcas e não descartam reduzir a qualidade do alimento ofertado ao pet.

Os principais insumos utilizados para produção de ração animal, segundo o Instituto Pet Brasil, são as proteínas de carne, peixe e frango, milho, trigo, soja, arroz e óleo. Já a quantidade utilizada na produção de ração varia de acordo com a qualidade do produto e o tipo de alimentação. 

Apesar dos preços dos insumos e de venda ao consumidor final, o setor acredita numa expansão em 2022 em torno de 15%, segundo estimativa da Abinpet. Se esse índice se confirmar, representará menos da metade do resultado conseguido em 2021.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis