Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sinal de alerta: nova medição do LIRAa acentua nível de infestação do mosquito da dengue

Highslide JS

Pará de Minas está com sinal de alerta ligado para a Dengue. No primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023, a cidade apresentou nível de infestação de 6,8%, cenário que pode provocar uma epidemia do mosquito vetor.

Os números foram divulgados por Douglas Duarte, supervisor Geral de Endemias de Pará de Minas. O resultado ficou muito acima do levantamento anterior - o último de 2022 - quando a cidade registrou 2% de infestação, nível considerado de médio risco.

O LIRAa foi realizado entre os dias 10 e 12 de janeiro em 2.210 residências. A análise ocorreu em todas as regiões do município, conforme metodologia estabelecida pela Regional de Saúde. Foi o primeiro dos quatro levantamentos que são feitos ao longo do ano para fornecer informações à prefeitura sobre a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Segundo Douglas Duarte, em muitos imóveis os agentes encontraram situações totalmente favoráveis ao desenvolvimento do vetor. Em uma casa, em especial, ele disse que foram encontrados sete focos do mosquito. Preocupado com o resultado, o supervisor fez um apelo à população, pedindo ajuda nesta guerra contra o Aedes. 

Douglas Duarte também informou quais foram os bairros que apresentaram maior incidência do mosquito.
Apesar do índice de 6,8%, Douglas Duarte disse que Pará de Minas ainda não vive uma epidemia, uma vez que não há grande quantidade de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. Este, inclusive, é o principal motivo pelo qual a cidade, no momento, não utilizará o fumacê para combate ao vetor.

Nos primeiros 15 dias de 2023, Pará de Minas notificou 47 casos positivos de dengue, a principal doença transmitida pelo Aedes. Em todo o ano passado, a cidade teve apenas 22.

Ainda segundo Douglas, os agentes de endemias estão deixando um bilhete nas residências onde não há moradores no momento da visita. Ele pede para que essas pessoas entrem em contato com o setor e agende uma vistoria da equipe. A ligação pode ser feita para o número 3231-7722.

Neste contato, também, as pessoas podem denunciar situações que são favoráveis à proliferação do mosquito, como por exemplo, descarte de materiais que acumulam água em lotes vagos. Quem pratica esse ato pode ser multado em até R$ 1.200. O próximo LIRAa em Pará de Minas está previsto para ser realizado no mês de maio.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura Municipal de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis