Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre a vacina contra o coronavírus

Highslide JS

A comunidade médica brasileira está mobilizada na tentativa de frear a onda de informações falsas sobre eventuais problemas de saúde que a vacina contra a covid-19 pode apresentar às pessoas. As dúvidas aparecem principalmente nas redes sociais, onde a desinformação confunde a cabeça de muita gente.

E na medida em que as fake news surgem, elas deixam os profissionais de saúde muito preocupados. 
É que não vai adiantar disponibilizar a vacina se a população tiver receio de receber as doses. Tentando esclarecer o assunto o JM conversou com o médico Luiz Carlos Dias, professor titular da Unicamp e membro da força-tarefa da universidade no combate à covid-19.

Ele considera uma aberração a campanha de desinformação no Brasil e lembra que mais de 14 milhões de pessoas já foram vacinadas em 50 países com total segurança. 
O especialista afirma que somente a vacina será capaz de reduzir drasticamente a circulação do vírus, evitando mortes e casos muito graves.

Entender a capacidade que ela tem de salvar vidas é indispensável. 
O médico desmente duas das fake news que mais têm invadido o campo das inverdades virtuais:

Doutor Luiz Carlos pede às pessoas que não repassem informações falsas sobre a vacina contra a covid, já que isso é um desserviço à humanidade:

O JM preparou um questionário curto que foi respondido pelo médico, para tirar as principais dúvidas sobre a eficácia da vacinação. Vamos lá: 

VACINAR É SEGURO? Se o imunizante for aprovado pela Anvisa ou por outras agências reguladoras, sim. Uma vacina só é aprovada para uso depois de cumprir rigorosos critérios de segurança.

EXISTE UMA VACINA MAIS EFICAZ QUE A OUTRA? Cada uma tem um percentual de cobertura e todas as vacinas já aprovadas protegem a pessoa da forma mais grave da covid.

QUEM JÁ CONTRAIU A DOENÇA, PRECISA VACINAR? Sim, porque os casos de reinfecção vem surgindo no mundo. Segundo especialistas, a doença dá um período de proteção muito curto, geralmente de dois a três meses, o que é comum em doenças infecciosas.

QUANTAS DOSES SERÃO NECESSÁRIAS? Todas as vacinas já aprovadas no mundo receberam recomendação para duas doses.

A MUTAÇÃO DO VÍRUS PODE INUTILIZAR A VACINAÇÃO EM MASSA? Em princípio não, já que a maior parte dos imunizantes protege contra as formas mais graves da covid-19.

A VACINA PROVOCA ALGUM EFEITO COLATERAL? Sim, em todos os imunizantes pouquíssimas pessoas tiveram reações alérgicas entre 8 e 12 semanas após a aplicação da dose. Elas foram cuidadas e tratadas, o que não comprometeu a segurança da vacina.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO SERÁ PRECISA VACINAR? Ainda não há dados consolidados sobre o tempo de proteção que a vacina oferece ao corpo humano.

E AGORA, A PERGUNTA MAIS FREQUENTE – DEPOIS QUE A PESSOA FOR VACINADA PRECISARÁ CONTINUAR USANDO MÁSCARA E PRATICAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL? Sim, já que ninguém sabe ainda por quanto tempo cada imunizante contra o coronavírus vai proteger o vacinado contra a infecção. Além disso, mesmo estando vacinado, cada cidadão poderá se tornar um agente transmissor do vírus, através do contato direto.

Foto Ilustrativa: Pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis