Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Incêndio na Serra das Torres devorou o equivalente a seis campos de futebol

Highslide JS

Um dos pontos mais bonitos de Pará de Minas, que chama atenção pela riqueza ambiental, foi parcialmente consumido pelo fogo. 

Da noite de quinta-feira até a madrugada de sexta, um incêndio de grandes proporções atingiu a Serra das Torres, afetando hectares de vegetação, o equivalente a quase seis campos de futebol. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Brigada 01 e da Ama Pangeia atuaram no combate às chamas. Foram utilizados cerca de 3.500 litros de água, além dos abafadores e outros equipamentos usados pelos militares e brigadistas.

A chuva da manhã de ontem também ajudou a debelar as chamas, mas não impediu o cenário desolador na Serra, com a destruição de parte da fauna e da flora. 

De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, Gustavo Oliveira, ainda não há informações sobre o que causou o incêndio, mas as suspeitas são de ação humana. 

Ao fazer uma avaliação do crime ambiental, o militar ressaltou as dificuldades de atuação dos Bombeiros e brigadistas.

O incêndio na Serra das Torres entrou para as estatísticas das queimadas em Pará de Minas. Somente neste ano mais de duzentas ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, tanto na área urbana quanto na rural.

E a perspectiva é que esse número aumente, já que estamos no ápice do período das queimadas e com o agravante do fenômeno El Niño. Por isso, o sargento Gustavo pede a compreensão da comunidade. 

O Sargento Oliveira lembrou, ainda, que, além das demandas provocadas pelos incêndios, os bombeiros continuam atendendo outras ocorrências.

Paralelamente à ocorrência na Serra das Torres, equipes da Brigada 01 trabalharam no combate ao incêndio florestal de uma serra no município de Pequi. 
O brigadista Kenede Antônio dos Reis, diretor da Ama Pangeia, disse que a ação foi rápida e eficaz, evitando um problema ainda mais grave para aquela região. 

E a gente lembra: atear fogo em vegetação é crime, tipificado na Lei de Crimes Ambientais. Os responsáveis podem pegar até quatro anos de reclusão, além de multa.

A penalidade é válida tanto para grandes queimadas quanto para pequenos atos, como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal. As denúncias podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).


Fotos e Vídeo: Germano Santos e Aleff Henrique - Rádio Santa Cruz FM e Ama Pangeia/Brigada 01




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis