Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alerta vermelho em Pará de Minas: fumacê e unidade sentinela podem entrar em ação para conter o avanço da dengue

Highslide JS

Pará de Minas entrou em alerta vermelho para epidemia de dengue. A informação foi divulgada ao Jornal da Manhã pelo coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Douglas Duarte.

Para entrar nessa classificação de risco elevado, a cidade tem que notificar mais de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes nas últimas quatro semanas. Em Pará de Minas, a estatística chegou a 437 notificações, escancarando a ampla e rápida proliferação do Aedes aegypti.

Desde o início do ano, segundo dados da Vigilância Epidemiológica Estadual, o município contabiliza 616 casos prováveis e 11 confirmados de dengue, sem nenhuma morte suspeita. Para Douglas Duarte, apesar de estarmos numa crescente ameaçadora, ainda não estamos no auge de notificações.

A dengue não é uma doença contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa. Mas se o mosquito picar alguém doente e, após o vírus ter se multiplicado no organismo dele, picar uma pessoa sadia, ela vai desenvolver a enfermidade. 

A preocupação com o Carnaval é que, segundo Douglas, em Pará de Minas a maior incidência é dos sorotipos 1 e 2 da dengue. Mas em outras cidades, há uma presença maior dos sorotipos 3 ou 4 e, portanto, aumentam as chances deles chegarem à nossa população. 

Ainda em entrevista ao Jornal da Manhã, o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental citou quais os bairros com maior registro de criadouros do mosquito da dengue e de casos prováveis até o momento.

Diante desse aumento de casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde já começa a pensar seriamente na possibilidade de aplicar o fumacê. Embora seja uma medida com forte impacto ambiental, ela pode se fazer necessária para controlar a proliferação do Aedes.
A aplicação do fumacê está sendo adotada em Itaúna. O município vizinho vive um cenário ainda mais grave, com 848 casos prováveis e mais de 170 confirmados de dengue. Hoje, inclusive, a prefeitura aplicará a substância no bairro Santanense. Nos últimos dias, houve uma ampla divulgação para que os moradores deixassem as portas e janelas das casas e comércios abertas durante o trabalho.

Voltando a falar de Pará de Minas, a Secretaria de Saúde anunciou na tarde de ontem a abertura de unidades sentinelas para atender somente pacientes com sintomas de dengue. De segunda à sexta-feira, o atendimento especial acontecerá nas UBS’s Walter Martins e Nossa Senhora da Piedade, antiga Policínica, das 16h às 20h. Já no sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, os pacientes devem se dirigir ao AME, das 7h às 19h, e à UBS Nossa Senhora da Piedade, das 7h às 16h. 

Fotos: Ascom Prefeitura de Pará de Minas 




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis