Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Apagão nos diagnósticos de câncer de mama preocupa especialistas

Highslide JS

A iluminação especial do Cristo Redentor de Pará de Minas que, desde 1º de outubro recebeu luzes na cor rosa, é um alerta permanente para as mulheres sobre a necessidade da prevenção ao câncer de mama.

Realizada anualmente, a campanha Outubro Rosa defende o autoexame e a mamografia, além de outros cuidados preventivos. Esse tipo de câncer é um dos que mais acometem as mulheres e pode ser combatido com facilidade se for descoberto no estágio inicial.

Neste ano o Outubro Rosa traz ainda um apelo mais forte. Por causa da pandemia, houve um verdadeiro apagão nos diagnósticos de câncer de mama. Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina, pelos menos 27 milhões de exames, cirurgias e outros procedimentos eletivos deixaram de ser feitos.

A quantidade de mamografias de rastreamento caiu quase 50% e essa realidade está em todo lugar. 
Para reduzir o tamanho da fila a Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria de Saúde, planeja fazer quinhentas mamografias neste mês.

Trezentas serão feitas em mulheres de 50 a 69 anos e as outras duzentas para diagnosticar a doença em mulheres que possuem algum nódulo nos seios ou têm histórico familiar da doença.

A expectativa da secretaria é de fazer a fila andar mais rápido a partir do momento em que o mamógrafo digital estiver funcionando, o que deve acontecer em breve. 

A radiografia das mamas é a única maneira de identificar alterações suspeitas de câncer antes mesmos do surgimento dos sintomas. Ela é  oferecida gratuitamente pelo SUS em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, o problema é a demora na realização.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis