Representantes dos familiares dos detentos da Penitenciária Pio Canedo, localizada em Pará de Minas, tiveram a oportunidade de manifestar a insatisfação sobre vários problemas que estão acontecendo no presídio, durante reunião de duas horas.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, contando com a presença de dez pessoas. Além dos representantes da direção da Pio Canedo, participaram alguns membros do Conselho da Comunidade de Execução Penal da Comarca de Pará de Minas, da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB e da Pastoral Carcerária.
O porta-voz dos familiares se queixou do desrespeito à agenda de visitas, da ausência dos banhos de sol e outras questões. Depois de ouvir as manifestações o diretor do presídio, Marcelo Carvalho Barbosa, propôs soluções que começam pelo estreitamento do diálogo com os representantes dos detentos.
Uma das soluções mais imediatas deverá acontecer em torno dos horários de visitas aos presos. O diretor disse que problemas como os que vêm ocorrendo nas últimas semanas, deixarão de acontecer:
Durante a reunião, Marcelo Carvalho também informou aos representantes da comunidade penal que, por maior que seja o interesse da Pio Canedo em atender todas as reivindicações, a instituição não pode fugir às normas que prevalecem nos presídios mineiros:
O diretor admitiu a insatisfação dos profissionais da segurança pública diante da defasagem salarial e, principalmente, do baixo índice de correção proposto recentemente pelo Governo de Minas. Mas garantiu que esse cenário, em hipótese alguma, compromete o desempenho dos agentes penitenciários:
A avaliação da reunião também foi positiva por parte dos representantes dos familiares dos detentos. De todas as soluções propostas, as que mais chamaram atenção foram a perspectiva do retorno aos horários agendados para visitas e a possibilidade de reuniões periódicas.