Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pesquisa aponta que cuidar dos Pets tem pesado cada vez mais no bolso dos tutores

Highslide JS

Cuidar de um animal de estimação não está nada barato para o brasileiro. Assim como em diversos segmentos da economia, a pandemia de covid-19 afetou o mercado voltado para os pets, elevando preços de alimentos, serviços médicos e de higiene, entre outros produtos especializados.

Só para se ter uma ideia do quanto os valores foram ajustados para adequação aos efeitos da pandemia, a inflação dos animais de estimação em 2021 foi maior que a dos próprios tutores. 

Segundo levantamento do IBGE, através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os preços dos alimentos para animais domésticos, como cães e gatos, subiram, em média, mais de 23%, quase o triplo da inflação dos alimentos para consumo humano, que registrou 8,24%.

A porcentagem também foi maior em tratamentos em clínicas veterinárias, cuja majoração foi de 6,08%%, e em serviços de higiene, banho e tosa, que tiveram alta de 7,74%. 

Acompanhando de perto o mercado, o empresário Marcos Rogério da Silva, proprietário do Pet Shop Puro Afeto, revelou que os aumentos nos preços estão relacionados aos custos elevados das matérias-primas e desvalorização do real frente ao dólar.

Marcos Rogério, inclusive, acredita que a situação pode apertar ainda mais para o lado do consumidor nos próximos meses, especialmente no que diz respeito ao preço da ração.

Por causa dos preços, Marcos Rogério conta que muitos tutores tentam manter a qualidade da ração dada ao seu animal, mas chega uma hora que o bolso não aguenta mais custear o que há de melhor. 

Fintech de inteligência artificial e organização financeira, a empresa Olívia realizou um levantamento para apurar o gasto médio mensal com produtos e serviços para animais domésticos no ano passado. 
O resultado mostrou que essa despesa foi de R$ 208,28, crescimento superior a 21% pelo que foi registrado em 2020.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis