Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alerta às mulheres: exames de mamografia devem ter intervalo após a vacina da covid

Highslide JS

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama recomenda que as mulheres não façam exames de mamografia imediatamente após terem tomado vacina contra a Covid-19.

De acordo com a presidente da federação, a mastologista Maira Caleffi, a recomendação é que elas esperem de duas a quatro semanas para fazer o exame de rastreamento de câncer de mama, ainda assim, é fundamental que relatem ao médico caso tenham tomado a vacina.

Caleffi informou que, nas últimas seis semanas, foi registrado um aumento significativo de descrições pelos radiologistas, nos laudos de mamografias e ultrassonografias, da presença de linfonodos, também chamados gânglios ou ínguas, nas axilas das pacientes, sugerindo doenças que deveriam ser investigadas.

A mastologista explicou que o período de duas a quatro semanas é suficiente para que os linfonodos regridam, ou seja, voltem ao normal, na grande maioria das vezes.

Apesar do alerta, a presidente da Femama faz questão de esclarecer que a vacina contra a covid não provoca câncer e que, a alteração nos gânglios é uma reação do corpo ao imunizante. 

E agora uma boa notícia para os bancários e funcionários dos Correios. Essas duas categorias entraram na lista de prioridade para a vacinação anti-covid, segundo informação divulgada pelo Ministério da Saúde.

O governo ainda não explicou como a vacinação vai funcionar, mas prometeu lançar uma nota técnica a respeito nos próximos dias.

Foto Ilustrativa: AlarconAudiovisual/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis