O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem intensificado as ações de monitoramento dos morcegos hematófagos na região de Pará de Minas. A preocupação com o mamífero que se alimenta de sangue de animais, é justificada pelo risco da transmissão da raiva, doença viral neurológica, que também pode afetar seres humanos.
De acordo com Lucas Silva Jardim, responsável pelo escritório seccional do IMA em Pará de Minas, o monitoramento acontece periodicamente a fim de controlar as colônias e evitar a transmissão de doenças.
Lucas explica como é feita a identificação dos abrigos dos morcegos e lembra que os proprietários de imóveis rurais devem informar ao IMA sempre que observarem características que sinalizem a presença deles.
Os morcegos hematófagos se alimentam normalmente do sangue dos animais de grande porte, como bovinos e equinos. Não encontrando estas espécies, eles costumam atacar animais menores, como suínos, caprinos e ovinos.
Já nas áreas urbanas, fora de seu habitat, ocasionalmente eles podem atacar seres humanos, mas o registro deste tipo de ocorrência é raro. Existem também outros morcegos que não representam qualquer risco.
Mesmo raros, os acidentes podem acontecer, e diante dessa possibilidade, Lucas Jardim faze uma importante recomendação.
Para entender mais sobre os morcegos e outros animais que merecem atenção no meio rural ou mesmo na cidade, basta conversar com a equipe do IMA que atende no Parque de Exposições de Pará de Minas.