Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Medo do contágio da Covid-19 dificulta ação dos agentes de combate a outras doenças

Highslide JS

Depois das mais de cinco mil notificações de dengue em Pará de Minas neste ano, o registro de novos casos começou a cair nas últimas semanas. A observação das medidas preventivas e a queda na temperatura têm feito com que o aedes aegypti infecte menos pessoas.

Mas isso não quer dizer que a população já possa relaxar em relação aos cuidados necessários para manter a doença longe. Uma das medias que costumam surtir importante efeito na constante guerra contra o mosquito transmissor é a visita domiciliar, realizada pelos agentes de endemias, que fazem toda a sondagem dos focos e orientam as pessoas quanto às ações necessárias.

Mas infelizmente, devido ao medo de contágio do novo coronavírus, muita gente tem evitado o contato externo e bloqueando o acesso, inclusive dos agentes do combate à dengue. Preocupada com esse comportamento a gerente de Vigilância Ambiental, Michele Laila Rodrigues, faz um alerta. Os agentes são devidamente orientados a trabalhar somente em locais onde não existam pessoas que façam parte do grupo de risco: 

Michele também lembra que os agentes trabalham apenas na área externa dos domicílios, sempre utilizando os equipamentos de proteção individual, os EPIs. E para tranquilizar ainda mais a população ela informa que todos os agentes, tanto de endemias como de zoonoses, passarão pelo novo teste para detecção da Covid-19 nesta semana.

Além disso, todos os que apresentam sintomas gripais são afastados do campo de trabalho para evitar o contágio. Outro fator que tem atrapalhado o trabalho dos agentes é o medo que se instalou na cidade desde que um casal de estelionatários se apresentou como sendo do Setor de Vigilância. Segundo Michele, até hoje são percebidos os reflexos desse fato no impedimento das visitas. 

A orientação é que os moradores observem a distância e peçam a identificação dos agentes antes de abrir os portões.  Importante lembrar que, para conseguir maior abrangência no monitoramento dos focos e também na orientação das famílias, as equipes de combate à dengue têm atuado em duplas, muitas vezes em horários especiais, após às 16h e até mesmo aos sábados. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis