Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Farmacêuticos na expectativa do reajuste dos medicamentos

Highslide JS

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) se reúne amanhã para definir o próximo reajuste no preço dos remédios. A revisão é feita anualmente no final de março e entra em vigor a partir de abril, após publicação no Diário Oficial da União. 

No ano passado, o aumento autorizado pela CMED foi de 10,89%, o segundo maior desde 2012, o que pesou no orçamento de muitas famílias. Para 2023, a elevação deve ser menos pesada. Conforme estimativa do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), os preços devem subir 5,6%.

Para definir o índice de reajuste, a CMED usa como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 5,6% entre março de 2022 e fevereiro de 2023. O órgão também considera fatores como concorrência, produtividade e aumento de produtos que não entram no cálculo do IPCA.

O Jornal da Manhã conversou com representantes de redes de farmácia em Pará de Minas, mas eles preferiram não gravar entrevista antes da decisão final. Segundo eles, o aumento não é linear, por isso, determinados medicamentos podem ter reajustes maiores que outros, dentro da faixa estipulada pela CMED.

Ainda de acordo com os empresários, pontos como tributação estadual e produção e entrega da indústria farmacêutica influenciam na composição do preço final. Eles também afirmaram que a valorização dos remédios não acontece de um dia para o outro e depende de fatores de mercado, como por exemplo, a produção e estoque.

O aumento de preço abrangerá o maior grupo de medicamentos disponíveis em uma farmácia, como os antibióticos e psicotrópicos, que são obtidos com receita médica. Quanto aos remédios classificados como “venda livre”, ou seja, que não precisam de receita, as empresas tem maior liberdade quanto à definição de seus valores ao longo do ano.

Para ajudar o consumidor a identificar se o reajuste foi repassado corretamente, as farmácias possuem uma tabela de preços dos medicamentos que são revisados pela CMED. O guia pode ser solicitado pelo cliente no momento da compra, caso ele suspeite que o valor está fora do praticado no mercado. 

Foto- Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis