Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Confirmado: vírus da gripe aviária foi encontrado em um pato que vivia na Lagoa do Bariri

Highslide JS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a detecção do vírus da influenza aviária em um pato de vida livre encontrado em Pará de Minas. A ave é da espécie Cairina moschata. 

Segundo o órgão, o vírus detectado aqui é de baixa patogenicidade (H9N2) e esse novo subtipo não tem relação com os focos confirmados de alta patogenicidade (H5N1) em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por isso não requer a aplicação de medidas emergenciais e não compromete a condição do Brasil como país livre de IAAP.

A informação divulgada pelo Ministério da Agricultura não identifica o local onde o pato foi encontrado, mas o Jornal da Manhã apurou, junto a fontes seguras, que ele vivia no Parque do Bariri.

O JM procurou informações complementares junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), através do escritório de Pará de Minas, mas o órgão informou que como se trata de um foco o assunto somente é comentado pelo Mapa.

Ainda segundo o Ministério da Agricultura, a detecção foi decorrente das ações previstas no Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, e demonstra a atuação intensa do sistema de vigilância em saúde animal.

O órgão reforça que a influenza aviária de baixa patogenicidade não é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

Novos focos encontrados no país

Também foram confirmados ontem mais seis focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), subindo para 19 o número de confirmações de focos em aves silvestres no Brasil.

No estado do Espírito Santo foram mais quatros focos, sendo três no município de Marataízes e um no município de Guarapari. Os outros dois focos foram no estado do Rio de Janeiro.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis