Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cresce a demanda e a Secretaria de Saúde amplia os plantões na UPA

Highslide JS

O movimento na UPA 24h continua crescendo, sobretudo pela procura dos pacientes com sintomas gripais e quadros respiratórios agravados.

O medo de que esses sintomas representem o contágio por Covid-19 também contribui para o aumento da busca pelo atendimento emergencial. 

Diante da demanda crescente a Secretaria Municipal de Saúde tomou algumas providências a fim de agilizar o atendimento na unidade.

Uma delas foi a ampliação dos plantões, segundo informação do secretário Wagner Magesty. 

Esta nova estruturação levou a secretaria a enfrentar alguns obstáculos, como por exemplo, a dificuldade na contratação de mais profissionais médicos. O secretário pede, inclusive, que os interessados em trabalhar no setor entrem em contato o mais rápido possível.

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde tem sido a melhor orientação dos pacientes sobre os casos atendidos pela UPA 24 Horas e os que podem ser solucionados nas UBS’s dos bairros. 

Importante lembrar que a UPA 24h, no bairro Senador Valadares, funciona todos os dias da semana para resolver urgências e emergências. Ao chegar à unidade, paciente passa pela classificação de risco e os médicos prestam socorro, controlando o problema e detalhando o diagnóstico. Depois disso, quando necessário, os pacientes são encaminhados para um hospital.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com expediente apenas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, são consideradas portas de entrada do cidadão para a assistência à saúde. É lá que a população tem acesso às consultas mediante marcação ou quando apresentam sintomas não graves de qualquer doença. As unidades também oferecem vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, entre outros atendimentos.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis