Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cigarros eletrônicos poderão ser proibidos nos ambientes fechados de Pará de Minas

Highslide JS

Desde 2009 a comercialização e importação dos cigarros eletrônicos e equipamentos semelhantes são proibidos no Brasil, através de portaria da Anvisa. 

Mas devido à falta de fiscalização, não é difícil encontrar os dispositivos para fumar, também chamados de POD ou vape, em tabacarias e outros estabelecimentos comerciais.

A situação de Pará de Minas não é diferente. Por aqui muitas pessoas passaram a usar o cigarro eletrônico, acompanhando a tendência que veio dos grandes centros, e influenciando muita gente, sobretudo jovens e adolescentes.

É muito comum encontrar pessoas em bares, restaurantes e casas noturnas com esses equipamentos. Além de ignorar os riscos para a saúde, elas também irritam e deixam constrangidas as pessoas que não gostam ou não aprovam o uso dos cigarros eletrônicos. 

Esta situação tem deixado proprietários dos estabelecimentos sem saída, porque não existe amparo legal para restringir o uso entre os clientes. Um deles é Guilherme Alberto Campos, proprietário do bar ‘Seu Juzé’, inaugurado em maio, na avenida Professor Mello Cançado. 

Guilherme vem pedindo aos clientes para não fumar dentro do bar, mas liberou o uso dos vapes na varanda. Acontece que como não existe lei regulando o assunto muitas pessoas ignoram a orientação do estabelecimento. 

Foi pensando em situações como esta que os vereadores Juninho JR e Gustavo Duarte protocolaram, na Câmara Municipal, um projeto de lei que pretende proibir o uso de cigarros eletrônicos e similares em ambientes fechados. 

Segundo Juninho JR, o texto pretende atender uma demanda crescente em seu gabinete, que reflete o aumento do número de usuários destes dispositivos em Pará de Minas. O vereador traz detalhes do projeto que prevê punições, inclusive para os estabelecimentos que não sinalizarem para os clientes a proibição:


Juninho JR tem boas expectativas em relação à aprovação da lei, mas se preocupa com o fato de existirem várias leis municipais, de autoria do Legislativo, que não são cumpridas devido à falta de fiscalização. 

Ele espera conseguir apoio dos colegas na votação do texto, assim como do empenho do Executivo na fiscalização, a fim de conseguir a redução no uso dos cigarros eletrônicos em Pará de Minas.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM e Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis