Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Conheça a brilhante trajetória de Eduardo Barbosa

Highslide JS

Muita gente só conheceu Eduardo Barbosa na política, mas bem antes da vida pública ele já tinha uma forte relação de trabalho voltada para o social. Médico pediatra, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1984, Eduardo fez pós-graduação em Saúde Pública na Faculdade de Ribeirão Preto e se especializou em liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Nos primeiros anos da carreira médica ele trabalhou em Pará de Minas. Foi nesta época que também passou a prestar serviços voluntários na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae. De lá pra cá, dedicou sua vida ao trabalho da comunidade apaeana. Foi presidente da entidade de Pará de Minas, no final da década de 1980, e em 1992 fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais, que congrega mais de 400 filiadas, atendendo cerca de 80 mil pessoas com deficiência.

Foi membro do Conselho de Administração da Federação Nacional das APAEs, presidente da Federação Nacional das APAEs por várias vezes e ainda, presidente do Fórum Nacional do Secretários de Estado de Assistência Social. Entrou na política por indicação das Apaes, que sentiam necessidade de um representante à altura dos desafios que a instituição sempre teve. Exerceu sete mandatos como deputado federal, foi ouvidor-geral da Câmara dos Deputados, vice-líder do PSDB nacional por vários anos e vice-líder da minoria da Câmara.

Além disso, atuou em várias comissões, sempre pautando sua atividade parlamentar pela luta nas áreas da saúde e da defesa dos direitos das pessoas com idosas e com deficiência. Eduardo Barbosa foi o autor do projeto que deu origem à Lei nº 13.982, criando uma renda básica emergencial de R$600,00 para os trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, que previu o pagamento do Auxílio Emergencial durante a pandemia da Covid-19 e auxiliou milhares de famílias brasileiras.

Foi dele também a autoria do projeto que originou a lei que obriga o Brasil a garantir educação e aprendizagem ao longo da vida para jovens e adultos que estão fora da idade escolar e às pessoas que têm necessidades especiais.

Foto Ilustrativa: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis