Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Absorventes gratuitos na Farmácia Popular: procura ainda é pequena na cidade

Highslide JS

Mesmo estando em vigor desde o início de janeiro, a oferta gratuita de absorventes, através do programa Farmácia Popular, ainda é desconhecida por uma grande quantidade de mulheres em Pará de Minas.

A informação é de Renata Duarte, farmacêutica de uma rede de drogarias da cidade credenciada ao Farmácia Popular. Segundo ela, o que explica essa falta de conhecimento sobre o direito adquirido é a baixa procura pelo produto por parte do público beneficiado. 

A oferta gratuita dos absorventes é direcionada a mulheres, com idade entre 10 e 49 anos, em situação de vulnerabilidade social. Para fazer a retirada, a cidadã precisa apresentar na farmácia a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, disponível gratuitamente no aplicativo MEU SUS Digital.

Não se sabe se a baixa procura tem relação com a dificuldade de manuseio com a plataforma, mas é certo que a demanda deveria ser bem maior. 
A farmacêutica explica que as mulheres podem pegar uma quantidade limitada de absorvente a cada dois meses em qualquer estabelecimento credenciado ao Farmácia Popular.

A oferta gratuita dos absorventes partiu de uma demanda relacionada à pobreza menstrual. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar. 

Além do absorvente, essas mulheres em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico têm direito a outros produtos gratuitos, como fralda e anticoncepcional. Em caso de dúvidas, a pessoa deve procurar o CRAS mais próximo de casa ou alguma unidade credenciada ao Farmácia Popular em Pará de Minas. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis