Uma pequena horta, bem no centro de Pará Minas. Esta é a situação encontrada pelos frequentadores da Praça Cônego Hugo, logo em frente à Escola Governador Valadares.
A situação não é nova. Há alguns anos, como forma de protestar contra a falta de manutenção da praça, comerciantes e empresários dos arredores utilizaram uma parte do jardim, que estava sem grama e sem plantas ornamentais, para plantar vários pés de milho naquele local.
Agora a situação se repete. Embora ninguém tenha assumido a autoria do cultivo das hortaliças no espaço público, os frequentadores da praça acreditam que novamente a ideia tenha surgido dos comerciantes e moradores.
As plantas não parecem muito adequadas para o local, mas quem passa pela pequena horta acaba aprovando a ideia. A admiração é principalmente pelos primeiros pés de alfaces que estão crescendo no canteiro.
A notícia da horta surpreendeu a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que é responsável pela manutenção desses espaços públicos na cidade.
O secretário José Hermano Franco ficou de fazer uma visita à praça para entender melhor a situação e, a partir daí, tomar uma decisão acertada.
Ele lembrou que este é um assunto delicado, já que a pasta não conta com profissionais suficientes para garantir a manutenção de todas as praças, parques e jardins da cidade.
Uma das alternativas apontadas pela própria secretaria, já há algum tempo, foi a criação de um programa de adoção dos espaços públicos pela iniciativa privada. A parceria garantiria melhor conservação das praças em troca de espaço para publicidade. Acontece que as empresas não demonstraram interesse.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz/ Amilton Maciel