Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretaria de Assistência Social aposta no absorvente íntimo reutilizável, mas o anúncio gera desconfiança

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está avaliando alterar o material utilizado nos absorventes higiênicos que são distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

A oferta dos absorventes para o público feminino de baixa renda em Pará de Minas começou no ano passado, após a sanção do projeto de Lei da vereadora Irene Melo Franco.

A destinação gratuita foi justificada para dar dignidade e melhores condições de saúde para as mulheres que não têm condições de comprar esse produto nas farmácias e supermercados. 

Dessa forma, muitas acabam improvisando materiais que podem trazer prejuízos para a saúde. De acordo com o secretário Flávio Medina, a alternativa que está sendo estudada pela prefeitura é um absorvente de pano reutilizável. 

O assunto já chegou até a vereadora Irene Franco, autora do projeto de Lei que foi sancionado pela prefeitura em julho do ano passado. Ela não comentou se a mudança será benéfica ou não, mas pediu que seja bem avaliada para fazer valer a finalidade da lei.

Com relação à distribuição dos absorventes, Flávio Medina informou que o trabalho continua sendo feito normalmente e as mulheres interessadas devem se cadastrar em uma unidade do CRAS.

A lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em Pará de Minas é a 6.577. O texto assegura a oferta para alunas e mulheres de baixa renda sem condições financeiras de adquirir o produto e também às detentas na penitenciária Pio Canedo.

Considera-se de baixa renda a mulher inserida em família que ganha até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total e com as características do CAD Único. Além disso, podem ser contempladas as moradoras de ruas atendidas pelo Centro Pop e as internas nas comunidades terapêuticas.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis