Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Movimento das escolas particulares pela retomada das aulas presenciais ganha apoio da medicina

Highslide JS

Representantes das escolas particulares de Pará de Minas estiveram na Câmara Municipal pedindo ajuda para o retorno das aulas presenciais nas instituições.

Com apoio da médica pediatra e infectologista Mariana Boaventura, o grupo defendeu que a educação deve ser encarada como atividade essencial e que a volta dos alunos aconteça na modalidade ensino híbrido, que mescla aulas presenciais e a distância, de maneira facultativa.

A decisão dos diretores de recorrer aos vereadores é que eles tentaram todas as alternativas junto à prefeitura. O diálogo começou em julho do ano passado, em uma reunião com a secretária de Educação, Marluce de Souza Pinto Coelho.

No entanto, a conversa não surtiu efeito e um novo encontro aconteceu somente em dezembro, desta vez com a participação do prefeito Elias Diniz. Segundo Fernanda Faria, diretora da Estação do Saber, a reunião foi marcada por muita fala e pouca ação. Em janeiro, nova frustração.

Os diretores foram chamados para uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 e ficaram decepcionados com a falta de argumentos e a flexibilização para o funcionamento dos bares. Durante sua fala na tribuna da Câmara, Fernanda Faria desabafou.

Como responsável pela administração de sua escola, Fernanda Faria admitiu que o aspecto financeiro também pesa na solicitação do retorno das aulas, já que a rede privada emprega dezenas de pessoas direta e indiretamente.

O apelo dos diretores das escolas privadas ganhou força com o apoio da médica pediatra e infectologista Mariana Boaventura. Com discurso técnico, embasado em vários estudos, a profissional apresentou aos vereadores os argumentos pelos quais o retorno pode acontecer de forma segura.

Outro argumento usado pela pediatra é sobre as consequências do isolamento social nos aspectos sociais e psicológicos das crianças e adolescentes. 

Depois de ouvir Fernanda Faria e Mariana Boaventura, alguns vereadores se manifestaram. Marcílio Souza e Márcia Marzagão declararam que o assunto deve ser   tratado com seriedade diante do que foi apresentado pelas duas profissionais. 

E quanto à rede pública, embora o início das aulas esteja confirmado para o dia 4 de março, ainda não há qualquer informação de como esse processo acontecerá. O JM conversou por telefone com a secretária municipal de Educação e Marluce Pinto Coelho disse que está aguardando informações da Superintendência Regional de Ensino, já que a rede municipal vai seguir as diretrizes da estadual.

O calendário escolar garante 200 dias letivos. O segundo semestre está marcado para começar no dia 3 de agosto, com encerramento previsto para 17 de dezembro. A perspectiva de retomada das aulas presenciais em março alegra muitos pais, mas já provoca protestos por parte do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais que considera muito cedo para isso. Segundo a entidade, é preciso definir um bom protocolo sanitário porque, ao contrário das escolas particulares, as salas de aula da rede pública são sempre muito cheias.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis