Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Semana do MEI mostra os grandes desafios dos empreendedores, mas também sinaliza sucesso com profissionalismo

Highslide JS

A Semana do MEI está terminando hoje no Brasil. Promovida pelo Sebrae, em favor da valorização e melhor qualificação dos microempreendedores individuais, a programação vem oferecendo aos interessados a oportunidade de assistir importantes palestras. Os temas vão desde as regras do regime empresarial e dicas de produtividade, até o esclarecimento de dúvidas para pessoas interessadas em abrir o próprio negócio.

Em Pará de Minas as palestras vêm acontecendo através da Ascipam (Associação Empresarial), mas quem está sem disponibilidade para o comparecimento presencial pode acessar os conteúdos gratuitamente no endereço www.sebraeplay.com.br. A Semana do MEI é comemorativa aos 15 anos desta modalidade de negócios no país, criada para dar oportunidade aos que querem tocar o próprio negócio.

Mas vida de microempreendedor individual não é nada fácil, segundo mostra a nova pesquisa levantada pelo Sebrae. A maioria de quem trabalha nesse regime vive uma rotina de muitas horas de trabalho e sem perspectiva de folga. De acordo com o estudo, 67% trabalham mais de 8 horas por dia e 69% não costumam tirar férias. O trabalho de seis dias por semana é rotina para 34%, enquanto 31% conseguem trabalhar cinco dias ou menos.

O cenário é ainda mais duro para as empreendedoras, já que em muitos lares a responsabilidade de cuidar da casa e da família, além da vida profissional, recai sobre elas. A pesquisa também mostrou que 68% dos MEIs planejam manter o negócio nos próximos dois anos, ao passo que somente 6% querem deixar de empreender. Para 77% dos microempreendedores individuais, o negócio é a principal fonte de renda, sendo que 67% declararam que a atividade é financeiramente sustentável.

Mesmo assim, outra pesquisa – esta desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas – revelou que sete em cada dez autônomos declararam que prefeririam ser funcionários de uma empresa. E além dos vários desafios que o MEI exige, os microempreendedores também devem ficar atentos à tentativa de golpes de coação no mercado. Um deles está sendo aplicado em Pará de Minas justamente nesta semana.

Várias pessoas têm recebido ligações telefônicas com proposta de registro imediato da marca de seus negócios ou produtos, sob o risco de se verem envolvidos em processos judiciais. O Jornal da Manhã teve acesso a uma das pessoas que recebeu a ligação. Rafael Cezar Marinho revelou detalhes da conversa e de como descobriu rapidamente que se passava de exploração:

Mas a Semana do MEI também escancarou outra situação. A partir de um minucioso trabalho de cruzamento de dados, a Junta Comercial de Minas Gerais conseguiu identificar um total de 770 inscrições de MEIs com fortes indícios de envolvimento em falsos leitões virtuais. 
As inscrições suspeitas foram encaminhadas à Receita Federal para que o órgão proceda a identificação e ao cancelamento dos respectivos CNPJs. Essa medida é necessária, por exemplo, para evitar que os criminosos consigam abrir e movimentar contas bancárias.

Foto: Reprodução/Sebrae - Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis