Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estelionatários aumentam as investidas nos centros comerciais e na rede bancária

Highslide JS

Conforme o JM já divulgou, o número de golpes de estelionato em Minas Gerais cresceu mais de 20% entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período de 2019, segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Pode parecer desconexo, mas o aumento dos casos tem relação próxima com a pandemia da covid-19, pois a partir dela as pessoas ficaram mais em casa e o acesso à internet aumentou, seja para executar o trabalho home office ou outras tarefas, como compras e transações financeiras.

A nova realidade tem favorecido a ação dos criminosos. Não é à toa que entre os canais mais utilizados para a prática criminosa estão as redes sociais, especialmente o WhatsApp. Em abril, por exemplo, quando os níveis de isolamento social eram mais elevados, um levantamento da Polícia Civil mostrou que o número de crimes virtuais em Minas Gerais cresceu 50% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em Pará de Minas, o Sargento Valério Rodrigues da Polícia Militar volta a orientar a população, pois os estelionatários estão cada vez mais atualizados e preparados para a prática criminosa. Ele dá como exemplo um tipo de golpe executado na cidade que tem dado prejuízo a muitas vítimas. 

Outro tipo de golpe muito praticado em Pará de Minas é o da recompensa. Nesse caso os estelionatários não utilizam a internet, porque a ação é praticada nas ruas e as vítimas preferidas são os idosos.

A orientação da Polícia Militar é que os familiares evitem deixar os idosos irem aos bancos ou loterias sozinhos. Especialmente agora, a recomendação é que, se possível, optem por operações financeiras digitais, utilizando aplicativos ou sites dos bancos.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis