Com a bandeira amarela anunciada pela Aneel, a Cemig está reforçando a campanha pelo uso racional da energia elétrica.
Como se sabe, a bandeira tarifária amarela será aplicada nas contas de luz deste mês de maio. A mudança representa custo extra de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Por causa disso, a Cemig está orientando seus mais de nove milhões de clientes a utilizar a energia elétrica de forma consciente, evitando surpresas nas próximas contas. Foram cinco meses consecutivos de bandeira verde, indicando condições favoráveis de geração de energia no país.
Segundo a Aneel, a alteração para a bandeira amarela se deve à redução das chuvas, marcando a transição das chuvas para o período seco do ano. O fim do período chuvoso piorou a previsão de geração de energia proveniente das hidrelétricas. Nos próximos meses, isso poderá demandar maior acionamento delas, cuja energia é mais cara.
Para que o consumidor não tenha surpresas na conta, o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Welhiton Adriano, destacou ações que o consumidor pode fazer em casa e reduzir os gastos:
As bandeiras tarifárias que incidem nas contas de energia valem para todo o território nacional, com o mesmo valor aplicado para todos os consumidores.