Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mais um imprevisto na obra de drenagem no centro da cidade: máquina amassa parte dos tubos

Highslide JS

Mais um problema na drenagem pluvial que está sendo realizada na região central de Pará de Minas. Tubos da canalização foram danificados por uma máquina e o serviço terá de ser refeito em parte da obra, o que deve atrasar o andamento do cronograma.

O problema foi verificado na última semana, durante as chuvas, segundo apurou o Jornal da Manhã. Moradores das ruas Abaeté e Doutor Higino, na Várzea, perceberam que a água da canalização estava voltando para a rua por meio das caixas construídas para interligação do sistema.

A situação foi filmada e compartilhada nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver partes das duas ruas alagadas, o que deixou moradores preocupados, entre eles Milton Santana, que reside na Doutor Higino. Segundo ele, bastariam mais alguns minutos de chuva e a água entraria nas casas.

Para saber as causas do problema nossa reportagem entrou em contato com a Black Engenharia, responsável pela construção do novo sistema de drenagem pluvial. 

A empresa informou que 10 tubos foram danificados por uma máquina que executava o desassoreamento do Ribeirão Paciência. Eles foram amassados, reduzindo o diâmetro de vazão da água e fazendo com que ela escapasse pelas caixas, uma vez que o sistema não está totalmente concluído. 

A máquina em questão pertence a uma empresa contratada pela prefeitura para realizar o desassoreamento. A equipe da Black Engenharia alega que não foi comunicada sobre o acesso dela até a calha do ribeirão, já que no local estava instalada parte da nova canalização.

Questionada pelo Jornal da Manhã se não percebeu a movimentação de máquinas próximo ao Ribeirão Paciência, a Black informou que as equipes estão concentradas na praça Torquato de Almeida, para finalizar a instalação da rede, por isso, não viram e nem sabem a data em que o problema ocorreu. 

Ainda segundo informações obtidas pelo JM, os tubos não estavam totalmente cobertos, portanto, para acessar o local, era necessário cobrir o material com, pelo menos, 60 centímetros de terra, o que não foi feito. 

A Black Engenharia já retirou os 10 tubos danificados e agora terá de fazer a reparação. A empresa utilizará parte dos materiais programados para a praça Torquato de Almeida, mas ainda faltarão três tubos. O pedido já foi feito à fornecedora, mas, até o momento, não há previsão de quando eles serão entregues.

A empresa lamentou o ocorrido e admitiu que ele poderá atrasar o andamento das obras em, pelo menos, uma semana. A Black planejava atravessar a praça Torquato de Almeida até o dia 20 de novembro, entregando a obra no início de dezembro. 

A Secretaria de Obras informou que está ciente do problema e tomando as providências para solucioná-lo. Segundo a nota enviada ao JM, “tão logo seja identificado, o responsável pelos danos aos tubos arcará com os custos do material”.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Germano Santos







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis