Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Doenças sexualmente transmissíveis: desafio é reduzir os índices de contaminação no carnaval

Highslide JS

Com a chegada do carnaval, autoridades de saúde em Minas Gerais estão alertando os foliões sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). 

A preocupação com elas se dá pelo alto número de casos registrados no ano passado, o que aconteceu também em Pará de Minas. Outro motivo é pelo desinteresse de boa parte do público jovem em se proteger.

Desde o início da semana, a Secretaria Estadual de Saúde tem realizado uma campanha de comunicação voltada para a necessidade do “sexo seguro”. A pasta também já encaminhou para os municípios remessas de preservativos externos e internos, além de testes rápidos para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C.

Mayara Marques, coordenadora de IST, AIDS e hepatites da Secretaria de Saúde, diz que essas ações de combate são feitas o ano todo e intensificadas no carnaval. Como exemplo, ela revelou os números de 2022, mostrando como esse se tornou um problema sério de saúde pública.

Em Pará de Minas, segundo dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica, a sífilis foi o tipo de infecção mais registrado em 2022. Foram mais de 160 notificações, aumento superior a 20% na comparação com 2021. 

Para a foliã ou o folião que considera a possibilidade de ter sido exposto às ameaças da doença por meio de uma relação sexual, Mayara Marques orienta fazer a testagem rápida de HIV, hepatites virais B e C e sífilis. 

O cidadão pode solicitar o teste rápido em qualquer UBS de Pará de Minas. São realizados dois exames de marcas diferentes e, se houver necessidade, será feito um de sorologia. Tanto a testagem quanto o acompanhamento do paciente são gratuitos e podem ser feitos na rede pública.

Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, em caso de diagnóstico para alguma dessas doenças.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis