Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vereador Carlos Lázaro defende emissão do Cartão do SUS nas próprias unidades de saúde

Highslide JS

Considerado o documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão dos SUS, pode passar a ser emitido nas Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas.

Pelo menos essa é a intenção do vereador Carlos Roberto Lázaro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Ele apresentou um requerimento no Legislativo solicitando a descentralização da emissão e atualização do cartão.

Atualmente, esse serviço só é prestado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), localizado no bairro Senador Valadares. Na opinião do vereador, a população que mora em bairros mais afastados da unidade é prejudicada e acaba atrasando a marcação de consultas ou outros atendimentos necessários.

O cartão do SUS é indispensável para quem deseja utilizar os serviços da rede pública de saúde. Além de conter informações pessoais, contatos e documentos, cada cartão possui um número que está inserido nos sistemas informatizados de saúde, permitindo ao usuário e profissional de saúde, conferir o histórico de atendimento no SUS.O vereador espera que Secretaria de Saúde se sensibilize com o pedido e amplie a emissão e atualização do documento.

A pedido do Jornal da Manhã, a Secretaria de Saúde se posicionou através de uma nota, informando que o processo para emissão e atualização do cartão nas UBS’s está em andamento, por meio dos setores de Atenção Primária à Saúde e Tecnologia da Informação.

Segundo a pasta, estão sendo realizadas duas tentativas. A primeira refere-se à integração do sistema CADSUS ao sistema e-SUS, utilizado atualmente pelas equipes de Atenção Primária. Se a integração for concluída, todas as UBS’s terão acesso à base nacional do CADSUS, podendo visualizar e atualizar os cartões.

Esse processo já está em fase final, contudo, houve um erro na integração, por isso será necessário aguardar a devolutiva do Ministério da Saúde para solucionar o entrave. A segunda tentativa se dá pelo acesso direto das unidades ao CADSUS. Segundo a secretaria, este é um processo mais burocrático, uma vez que exige liberação do Ministério da Saúde, autorizando o primeiro acesso para os enfermeiros responsáveis pelas unidades, e, em caso de aprovação, o acesso será liberado ao restante da equipe.

Esse processo já foi realizado na UBS Nossa Senhora da Piedade, mas até o momento não foi possível obter sucesso. Já foi aberto um chamado para correção de erros, e um ofício foi enviado ao Ministério da Saúde para que uma nova tentativa seja realizada na próxima semana. Em meio a esses procedimentos, a pasta não informou prazos de quando o serviço será ofertado de maneira efetiva nas unidades. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis