Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ciclistas reconhecem que andar pelas ruas da cidade está ficando mais perigoso

Highslide JS

Andar de bicicleta pelas ruas de Pará de Minas está cada vez mais difícil, diante do tamanho da frota de veículos motorizados e da falta de espaços exclusivos para a circulação das bikes. A cidade não tem ciclofaixas nem ciclovias.

As principais vias de acesso, como as avenidas Presidente Vargas, Alano Melgaço e Professor Mello Cançado, assim como as ruas Nova Serrana e Benedito Valadares, mostram os desafios enfrentados nesta área urbana.

Os trechos não possuem áreas destinadas às bicicletas e enfrentam um fluxo sobrecarregado, com congestionamentos mesmo em horários que não são considerados de pico.

Quem percebe essa situação cotidiana é o ciclista e proprietário da Divina Rodas, Jairo Mendes. Na maioria dos dias, ele vai trabalhar de bicicleta, percorrendo o trecho entre o bairro Providência e a praça Melo Viana. Mesmo com grande experiência, ele diz que os riscos são muito grandes:

Jairo Mendes lamenta a falta de execução de políticas públicas eficazes para melhoria da mobilidade urbana. E cita o Plano Diretor, que prevê a prioridade para o transporte não motorizado nas vias públicas, com a criação de ciclovias e ciclofaixas. 
O ciclista acredita que, a partir de uma boa infraestrutura voltada para as bicicletas, o trânsito da cidade teria muito a ganhar. 

Para saber os planos do Município com relação à implantação das ciclofaixas ou ciclovias, o Jornal da Manhã conversou com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Morais. 

Ele reconhece que essas áreas contribuiriam para a mobilidade urbana, mas enfatizou que a infraestrutura atual das ruas e avenidas, como as que foram citadas anteriormente na reportagem, dificulta a implantação. 

A alternativa encontrada pela prefeitura tem sido incentivar a colocação das faixas destinadas às bicicletas nos novos loteamentos. Dimitri Morais deu mais detalhes. 

Segundo o Plano Diretor, ciclovia são vias destinadas à circulação de bicicletas, separadas do tráfego motorizado por canteiros ou barreiras. Já as ciclofaixas são parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas, delimitada por pintura no pavimento e sinalização específica. 
Apesar da iniciativa citada pelo secretário em cobrar dos loteamentos implantados a partir de 2018, o que se vê são poucos locais com a implantação efetiva desses espaços. 

Fotos: Amilton Maciel  e Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis