Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pipas e papagaios na rede elétrica em plena pandemia podem agravar ainda mais a situação

Highslide JS

Essa época do ano é propícia para uma tradição muito popular no país, que é a prática de soltar pipas e papagaios. Apesar de parecer inocente, a diversão pode trazer transtornos para a rede elétrica, além de causar acidentes graves e até fatais com a população. Em Minas Gerais, nos últimos dez dias quatro pessoas quase morreram queimadas ao tentar resgatar pipas na rede elétrica.

E os problemas vão além porque geralmente esses acidentes provocam interrupção no fornecimento de energia. Só neste ano, segundo levantamento da Cemig, as ocorrências relacionadas às pipas prejudicaram mais de 230 mil clientes em Minas Gerais. Diante desses números a Cemig está reabrindo a campanha educativa que reforça a consciência popular do perigo de se tentar resgatar pipas presas na rede elétrica.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, João José Magalhães, as redes de distribuição e transmissão, além das subestações da Cemig, são construídas dentro das normas técnicas brasileiras com características e distanciamento seguros, mas a aproximação indevida tem sido o motivo dos principais acidentes com a rede elétrica da companhia.

João José pede que os pais orientem os filhos a praticar esse tipo de brincadeiras em locais descampados e longe da rede elétrica. Ele lembra que o cerol e a linha chilena são proibidos em Minas Gerais e a infração prevê a aplicação de multas as pessoas que estão manuseando ou comercializando esses itens. 

O gerente chama atenção ainda para o fato de que o uso do cerol pode transformar uma simples linha de papagaio em um material condutor e provocar choque elétrico ao entrar em contato com a rede. Além disso, muitas crianças amarram as pipas com arames e fios que são materiais altamente condutores e acabam sendo energizados quando tocam os cabos de energia, causando o choque elétrico.

As ocorrências com pipas nas redes elétricas são ainda mais graves neste momento de pandemia, quando muitas pessoas estão trabalhando em casa e podem prejudicar o fornecimento de energia para hospitais e centros de saúde. Por isso a Cemig pede consciência aos pais e jovens para evitar a soltura de pipas em ambientes próximos da rede elétrica.

E reforça a necessidade de ninguém utilizar, em hipótese alguma, as linhas cortantes. As consequências das ocorrências podem ser catastróficas para um hospital, por exemplo.

Foto: Site pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis